logo


O Curso Livre de Teatro, ministrado por integrantes d’Os Geraldos, é direcionado a pessoas interessadas na área que, mesmo não pretendendo seguir carreira profissional, tenham vontade de estar em cena. O intuito é ajudar os alunos a terem mais liberdade para estar diante do outro, perdendo a timidez, cuidando do estresse e se comunicando espontaneamente. São trabalhados jogos, improvisações, músicas, exercícios de sensibilização e percepção, de expressão vocal e corporal.

Desde a primeira turma, formada em 2009, o curso contou com alunos dos mais diversos perfis – de estudantes de Ensino Médio a engenheiros, pedagogos e até estrangeiros – consolidando a tradição de, ao fim de cada etapa, apresentar os trabalhos em saraus abertos ao público.

Confira abaixo um breve histórico com fotos de ensaios e apresentações:

  • Sarau de Cenas Curtas

    Sarau de cenas curtas realizado no Espaço Cultural Rosa dos Ventos em Dezembro de 2009.

  • 2010: Realização do “Novos Ventos: I Encontro de Teatro e Formação”

    Esse evento, que foi organizado pelos grupos Os Geraldos e Matula Teatro, em pareceria com Verônica Fabrini, movimentou a rua Edna de Barros nos dias 15, 16e 17 de dezembro, trazendo em sua grade de programação apresentações dos Cursos Livres de Teatro dos Geraldos, do Barracão Teatro, cenas de alunos da Artes da Unicamp e uma discussão muito animada sobre Teatro e Formação em sua abertura. Nessa ocasião, os alunos do Curso se apresentaram na peça “Irmão das almas”,com direção de Carolina Delduque e Maíra Herrissé.

  • 2011: Sarau temático

    Queijos e vinhos, realizado em Julho. Contou c.om apresentações de cenas curtas de duas turmas do Curso. O trabalho de uma delas,coordenado por Carolina Delduque e Maíra Herrissé foi a partir da peça “O Urso”,de Anton Tchékhov. O da outra turma, aconteceu em cima do romance “Pedro Páramo”, de Juan Ruflo, com direção de Clarissa Moser e Julia Cavalcanti.

  • 2012: II Sarau temático

    Queijos e vinhos, realizado em Julho, ainda no Espaço Cultural Rosa dos Ventos. Contou com apresentações de cenas trabalhadas a partir da improvisação com objetos (coordenação de Julia Cavalcanti e Maíra Herrissé) e a encenação do conto “O homem nu”, de Fernando Sabino, com direção de Carolina Delduque e Marina Milito. No final do ano, as turmas se apresentaram novamente. Dessa vez, com direção de Carolina e Marina, uma criação coletiva em cima de uma reflexão sobre o universo masculino. A outra turma, apresentou cenas curtas cujo trabalho foi focado na criação de cenas a partir da construção tipificada de personagens.

  • 2013: Sarau Julino e Sarau Natalino

    Ambas as apresentações, uma em Julho e a outra em Dezembro, aconteceram na nova sede dos Geraldos, o Centro de Formação e Produção Teatral. Ambos os eventos contaram com cenas do curso livre e dos outros cursos também realizados no CFPT. Em Julho, com direção de Miguel Atensia, foram apresentadas várias versões de uma mesma cena de Harold Pinter. Em Dezembro, com direção de Jaqueline Dalio e Guilherme Bertin, os alunos apresentaram quadros cômicos de criação coletiva.

  • 2014: Sarau Julino

    Os alunos apresentaram cenas de criação coletiva inspiradas no universo caipira e cenas criadas a partir do texto “Na Roça” de Belmiro Braga.

  • Contato

    Contato clique aqui

    Os Geraldos

    (19) 3327.1605 – (19) 9276.7571

    osgeraldos@yahoo.com.br

    Endereço: Os Geraldos – Centro de formação e produção teatral  – Rua Augusta César de Andrade, 1603- Noca Campinas – Campinas/SP

Deixe um comentário

*

captcha *