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Aprovado pela lei de incentivo fiscal Proac ICMS e com patrocinio da Honda (www.honda.com.br), o curso, que já está no seu segundo ano consecutivo em Campinas, chega neste semestre a cidade de Sumaré. Será uma versão gratuita do curso em formato intensivo, visando uma formação que aborde os principais componentes das artes cênicas, tendo, como perspectiva estrutural, o trabalho do ator.

Composto por seis disciplinas obrigatórias e programa de estágio orientado (opcional), o curso proporciona uma formação que, ao integrar o desenvolvimento de habilidades artísticas e gestoras, direciona-se para o exercício da prática teatral, não só sob a perspectiva do trabalho do ator, mas da produção que lhe é necessária.

Como finalização do curso, os próprios alunos produzirão um Sarau aberto ao público, em que serão apresentadas as cenas trabalhadas em aula como trabalho de conclusão de curso. Assim, eles terão a oportunidade de praticar, de maneira integrada, os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em prol da produção de seu próprio “produto artístico”.

CARGA HORÁRIA: 128 horas (completa)

 DURAÇÃO: 4 meses. De Outubro a Fevereiro.

IDADE MÍNIMA: 16 anos

MENSALIDADE: Gratuito!

LOCAL: Centro Cultural da Subestação -Rua Antônio Jorge Chebab, s/n – Centro – Sumaré

 

DISCIPLINAS: 

O curso é composto por 6 disciplinas obrigatórias que abarcam quatro áreas do trabalho do artista cênico:

  • Área Técnica

    DISCIPLINA “CORPO E VOZ”

    Desenvolvimento de noções básicas do trabalho corporal e vocal, voltadas ao trabalho do ator, passando por três eixos principais – consciência, técnica e expressão.

    Objetivos

    • Desenvolver a consciência corporal e vocal do aluno;
    • Desenvolver elementos técnicos para o trabalho corporal e vocal;
    • Desenvolver a expressão corporal e vocal voltada para a criação cênica;
    • Desenvolver uma cena – síntese do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
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  • Área Prática Criativa

     

    DISCIPLINA “IMPROVISAÇÃO”

    Introdução ao jogo teatral e aos princípios básicos da improvisação. O trabalho deve favorecer o treinamento do raciocínio cênico do ator improvisador, e o desenvolvimento do trabalho coletivo coeso para um melhor entendimento da cena.

    Objetivos

    • Desenvolver a percepção e a espontaneidade do aluno-ator
    • Desenvolver a relação de grupo
    • Introduzir o raciocínio do jogo teatral
    • Introduzir princípios técnicos de improvisação

     

    DISCIPLINA “INTERPRETAÇÃO”

    Construção de personagem através de jogos teatrais, improvisações e estudo da ação física, inspirada no Sistema de Stanislavski.

    Objetivos

    • Aprofundar o conhecimento da técnica de improvisação como elemento para se construir o personagem e a cena.
    • Desenvolver a capacidade de construção de um corpo cênico extra cotidiano.
    • Desenvolver a capacidade de construir personagens corporalmente orgânicos, coesos e verossímeis com o contexto da cena proposta.
    • Desenvolver uma cena – síntese do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.

      

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  • Área Teórica

    DISCIPLINA “TEORIA – ESTÉTICA E HISTÓRIA”

    Introdução ao estudo do fenômeno teatral ao longo da história do teatro, a partir da apreciação e análise de textos dramáticos e espetáculos teatrais. Desse modo, será apresentado ao aluno um mapeamento de modelos e tendências estéticas no decorrer da história do teatro e também dos componentes da linguagem cênica.

    Objetivos

    • Estudar e estimular a reflexão sobre a estruturação do fenômeno teatral através dos tempos e dos múltiplos espaços teatrais;
    • Compreender a função do ator nas diferentes formas espetaculares;
    • Examinar algumas criações teatrais (dramaturgias e espetáculos) no decorrer da história do teatro;
    • Estudar os princípios e procedimentos que norteiam as diversas correntes poéticas/ estéticas.

     

    DISCIPLINA “DIREÇÃO E DRAMATURGIA”

    Introdução às noções gerais de direção cênica e dramaturgia. Durante a disciplina serão analisados procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro, entrando em contato com os vários tipos de dramaturgia e encenação que existiram: desde obras clássicas da dramaturgia, como dramaturgias construídas coletivamente, modelos de direção autoral, criações coletivas etc.

    Objetivos

    • Instrumentalizar a prática de direção de atores e espetáculo com foco na construção do texto espetacular e na partitura de ações;
    • Discutir aspectos básicos da formação do diretor e do dramaturgo e diferentes visões de direção e dramaturgia, a partir de importantes obras modernas e contemporâneas.
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  • Área de Produção Teatral

    DISCIPLINA “GESTÃO CULTURAL”

    Esta disciplina apresenta e exercita ferramentas básicas de planejamento e gestão aplicadas ao setor cultural. Irá analisar o papel do gestor cultural e a importância do planejamento na gestão cultural, diferenciando projetos, programas e políticas culturais. Além disso, irá discutir exemplos de projetos que têm a cultura como fim.

    Objetivos

    • Apresentar e possibilitar o exercício de ferramentas básicas de planejamento e gestão aplicadas ao setor cultural;
    • Reconhecer a importância da função do gestor e a validade do planejamento. Identificar as distinções entre politicas, programas e projetos culturais e suas especificações;
    • Identificar os conceitos básicos do planejamento estratégico e os princípios da gestão;
    • Conhecer as etapas fundamentais para elaboração de projetos;
    • Conhecer as Fontes de financiamentos aos projetos culturais disponíveis no BrasiL

     

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ESTÁGIO (Opcional)

Compõe também a proposta do curso um programa de estágio orientado com possibilidade de realização no próprio CFPT Os Geraldos. Pensado com intuito de oferecer uma mediação entre as aulas e o mercado profissional, o programa constitui uma nova via de formação, uma vez que possibilita ao aluno o convívio com a atividade de um grupo profissional, com uma estrutura de produção consolidada. É um espaço em que o aluno poderá lidar, concretamente, com as demandas da manutenção e gestão de grupo e de uma escola de teatro, configurando uma oportunidade de, através da prática cotidiana, lapidar os fundamentos e desenvolver as habilidades inerentes à função do artista-gestor. Uma proposta pedagógica que inclui a preparação do ator também como um agente cultural. Inédito na região!

 

PROFESSORES

(clique no nome do professor para ver seu currículo)

Carolina Delduque

Jaqueline Dalio

Julia Cavalcanti

Lucas Gonzaga

Maíra Hérissé

Paula Mathenhauer

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Douglas Rodrigues Novais

 

INSCRIÇÃO

As inscrições para o Curso Intensivo de Formação de Atores em Sumaré já está aberta! Para se inscrever para o processo seletivo, faça a inscrição clicando no seguinte link:

Inscrição para o processo seletivo

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para cursososgeraldos@gmail.com. Responderemos o mais breve possível!

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