logo


O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas – SP realizará o projeto inédito “Incubadora de Grupos Artísticos”, na cidade de Tatuí, entre os meses de maio e novembro de 2017, apresentado pelo Ministério da Cultura, Instituto CCR e CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet, contando com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Programa de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Prefeitura Municipal de Tatuí e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Todas as atividades realizadas serão gratuitas e voltadas para coletivos artísticos e público em geral.

O projeto pretende fomentar o cenário teatral e cultural de Tatuí e qualificar os grupos artísticos da região através de diversas atividades.

 

  • Edital

    Centro de Formação e Produção Teatral – CFPT Os Geraldos

    Edital de Chamamento para Coletivos Artísticos para integrar as atividades da Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí.

    O Centro de Formação e Produção Teatral – Os Geraldos torna pública a abertura do Edital de Chamamento para Coletivos, Companhias ou Grupos Artísticos (Teatro, Música, Dança, Artes Visuais e outras formas artísticas) para integrar as ações oferecidas pela 1ª Incubadora de Grupos Artísticos do Interior do Estado de São Paulo. Comunicando, assim, a abertura das inscrições on-line no período de 07 de Abril de 2017 a 10 de Maio de 2017 (até às 18h00 – horário de Brasília).

    Este Projeto conta com idealização e realização do Centro de Formação e Produção Teatral – CFPT Os Geraldos com patrocínio da Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR SP VIAS via Governo Federal, Lei Rouanet; além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Prefeitura Municipal de Tatuí e Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

    APRESENTAÇÃO
    1.1. A 1ª Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, oferecerá ao longos seis meses atividades como encontros intensivos – compostos de espetáculos e oficinas; encontros temáticos sobre gestão, produção, comunicação, e acompanhamento da gestão dos grupos, a fim de formar e qualificar todos os participantes. Todas as atividades oferecidas serão gratuitas, e as que tiverem limites de participação, será garantido o acesso ao maior número de pessoas possível, dentro dos limites de segurança e capacidade produtiva dos profissionais e locais.

    1.2. As ações propostas pela Incubadora tem como eixos principais: a capacitação e formação artística de artistas e interessados da área através do aprofundamento dos estudos nas linguagens artísticas; a qualificação de grupos artísticos na perspectiva da formação de artistas/gestores (ou de coletivos artísticos); e a formação de público no interior paulista.

    1.3. A formação e qualificação oferecida pela Incubadora não se constitui como um curso profissionalizante, mas sim uma formação por meio da prática e da reflexão/avaliação que a consultoria proporciona. Ao término do ano, os participantes receberão certificados de participação.

    2. CHAMAMENTO
    2.1. O Centro de Formação e Produção Teatral – CFPT Os Geraldos abre esse processo de seleção com intuito de selecionar até 30 grupos, interessados em compor o quadro de atividades da 1ª Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, pretendendo, com isso, fomentar o cenário da cidade, por meio da oferta de diversas atividades gratuitas ao longo de seis meses, com foco na formação e qualificação de grupos e artistas, também na formação de público em geral, com ações que contemplam diversas faixas etárias­ – crianças, adolescentes e adultos. A duração do projeto, do processo seletivo às apresentação dos resultados e avaliações, de Abril a Novembro de 2017.

    2.2 A Incubadora de Grupos Teatrais de Tatuí será realizada pelo Centro de Formação e Produção Teatral – CFPT Os Geraldos, fundado por atores egressos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O núcleo já participou, com premiações, de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 15 mil pessoas. Os integrantes desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado, na USP e Unicamp, e compartilham seus estudos por meio de atividades pedagógicas como o Curso de Formação de Atores, oficinas e o trabalho realizado com o Programa de Qualificação em Artes – Projeto Ademar Guerra do Governo do Estado de São Paulo, em que Os Geraldos, desde 2013, orientam grupos teatrais em formação no interior e litoral paulistas.

    2.3 O projeto divide-se em quatro eixos, sendo:
    I – Formação, Capacitação e Consultoria em Gestão para Grupos e Artistas
    a) Encontros sobre Gestão Cultural: A partir da identificação de conceitos básicos de planejamento estratégico e princípios da gestão, os encontros pretendem analisar o papel do gestor cultural e a importância do planejamento na gestão cultural, diferenciando projetos, programas e políticas culturais.

    b) Encontros sobre Produção Cultural: Nesses encontros, pretende-­se apresentar para os participantes o universo da Produção Cultural e explanar sobre os caminhos que um artista ou um produtor podem seguir para viabilizar produções artísticas.

    c) Encontros sobre Comunicação: Abordagem de metodologias e soluções que compõem o setor da comunicação, tais como: elaboração de plano de comunicação, clipping, produção de textos, comunicação interna e externa (assessoria de imprensa, publicidade, relações públicas).

    II – Formação para Artistas
    a) Imersão em Improvisação: Introdução ao jogo teatral e aos princípios básicos da improvisação. O trabalho deve favorecer o treinamento do raciocínio cênico do ator improvisador em conjunto com o desenvolvimento do trabalho coletivo coeso.

    b) Imersão em Interpretação: Construção de personagem a partir de jogos teatrais e estudo da ação física, com inspiração em princípios para o trabalho do ator no Sistema de Stanislavski.

    c) Imersão em Direção e Dramaturgia: Introdução às noções gerais de direção cênica e dramaturgia, com análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro.

    III – Formação para Público em Geral
    a) Oficina de Caracterização e Maquiagem para crianças: Voltada para crianças a partir de 9 anos, esta oficina pretende trabalhar, de maneira lúdica, noções básicas de maquiagem teatral como um ponto de partida na criação e caracterização do personagem.

    b) Oficina de Iniciação teatral para crianças: Iniciação ao teatro para crianças entre 8 e 12 anos, partindo da prática de jogos (corporais e vocais) e do resgate de brincadeiras e cantigas de roda.

    c) Oficina de Jogos Teatrais e Improvisação para jovens e adultos: Esta oficina irá Identificar e abordar os princípios básicos da improvisação teatral, propondo exercícios para criar, partindo apenas da “memória corporal” de cada um, com o intuito de aprimorar o repertório e raciocínio para criação individual.

    IV – Espetáculos Teatrais
    a) 04 Espetáculos Teatrais do Grupo Os Geraldos.
    b) 02 Espetáculos Municipais convidados.

    3. CARGA HORÁRIA E VAGAS:
    I – Formação, Capacitação e Consultoria em Gestão para Grupos e Artistas: 24 horas, sendo: 06 imersões com 4 horas por encontro e 600 vagas: 100 por encontro

    II – Formação para Artistas: 48 horas, sendo: 03 imersões com 16 horas cada e 90 vagas (30 por imersão)

    III – Formação para Público em Geral: 12 horas, sendo: 06 oficinas com 2 horas cada e 180 vagas (30 por oficina).

    IV – Espetáculo Teatrais, sendo: 04 do grupo Os Geraldos e 02 de grupos convidados.

    4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
    Poderão concorrer às vagas abertas da 1ª Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, Grupos ou Coletivos Artísticos:
    – que tenham atuação permanente em Tatuí ou região.
    – que consigam conciliar os planos de trabalho para 2017 em consonância com as ações oferecidas pelo CFPT no decorrer dos meses.
    – que tenham em vista a criação de um objeto artístico como contrapartida: criação de um espetáculo, portifólio, mostra de teatro, etc.
    – que tenham desejo e vocação para desenvolver aspectos gerais de gestão e produção

    5. DOS LOCAIS
    Os locais das atividades serão espaços públicos cedidos pela Prefeitura Municipal de Tatuí, sendo:
    Centro Cultural Municipal – Praça Martinho Guedes, sem número – Centro.
    Museu Paulo Setúbal – Praça Manoel Guedes, 98 – Centro.
    CÉU das Artes – Rua Ana Rosa Monteiro, 475 – Vila Santa Helena.
    Setor de Artes Cênicas – Rua XV de Novembro, 63 – Centro

    6. DO PROCESSO SELETIVO:
    – O Processo de Seleção contará com três fases, sendo:

    1ª fase: INSCRIÇÃO
    – Período: 07 de Abril de 2017 a 10 de Maio de 2017.
    – Divulgação dos Inscritos: 10 de Maio de 2017.
    – Os candidatos devem preencher o formulário com os dados completos. Caso algum campo não esteja completo, o candidato será desclassificado.

    2ª fase: ANÁLISE DAS INSCRIÇÕES
    – Data: 11 de Maio de 2017
    – Divulgação dos Aprovados: 11 de Maio de 2017.
    – O corpo docente do Centro de Formação e Produção Teatral – Os Geraldos avaliará e selecionará os aprovados.

    3ª fase: CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
    – Data: 12 de Maio de 2017
    – Os candidatos aprovados nas etapas anteriores deverão realizar confirmação oficialmente através do e-mail cursososgeraldos@gmail.com

    7. CRONOGRAMA
    – Abril
    07 – Lançamento do Edital de Chamamento para Grupos.
    07 a 30 – Seminários de Divulgação do Projeto em Tatuí e região.

    - Maio
    1 a 09 – Seminários de Divulgação do Projeto em Tatuí e região.
    10 – Encerramento das Inscrições para Grupos Artísticos.
    10 – Divulgação dos Grupos inscritos
    11 – Análise das Inscrições
    12 – Divulgação dos Grupos Artísticos Selecionados
    12 – Confirmação de Participação.
    14 – Abertura da 1ª Incubadora de Grupos Teatrais de TatuÍ

    - Maio a Outubro
    Execução do Projeto.

    - Novembro
    Reuniões de Avaliação.

    6.1 Aos grupos selecionados será comunicado um cronograma detalhado dos encontros de Formação, Capacitação e Consultoria em Gestão para Grupos e Artistas, com priorização dos finais de semana para as atividades.

    7. ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Opcional)
    O CFPT Os Geraldos oferece este programa aos participantes no intuito de apresentar a possibilidade de realização de estágio na própria sede do grupo Os Geraldos em Campinas, em que poderá aprender sobre atividades nas áreas de gestão do grupo: secretaria, produção executiva, financeiro, comunicação etc, bem como na área técnica ou artística. As atividades serão orientadas por meio de reuniões semanais e avaliadas através de relatórios mensais. Nessa vivência, o aluno irá lidar concretamente com as demandas da manutenção e gestão de grupo e de uma escola de teatro.

    8. DISPOSIÇÕES FINAIS
    8.1 O não atendimento a qualquer uma das etapas do processo de seleção implica na exclusão do candidato.
    8.2 É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanhar os resultados do processo seletivo.

 

  • Capacitação e consultoria de gestão para grupos

    A Capacitação e Consultoria de Gestão para grupos consiste em Encontros mensais de formação em GESTÃO, PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO. Em que serão abordados os bastidores da produção cultural, organização e administração de grupos artísticos.

     

    27 de Maio de 2017

    Encontro de Gestão Cultural – “Desígnios e Objetivos” com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    10 de Junho de 2017

    Encontro de Gestão e Produção Cultural – “Funções e Atividades” com Os Geraldos.

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    24 de Junho de 2017

    Encontro de Produção Cultural – “Plano de Ação, Controle e Avaliação, Apoio de pequenas empresas, Eventos” com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    15 de Julho de 2017

    Aula de Comunicação – “Estruturação de Comunicação” com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    05 de Agosto de 2017

    Encontro de Gestão e Produção- “Projetos”

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    20 de Agosto de 2017

    Encontro de Gestão Cultural (Acompanhamento) com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    02 de Setembro de 2017

    Encontro de Gestão e Produção- “Projetos” com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    14 de Outubro de 2017

    Encontro de Gestão Cultural (Acompanhamento) com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    28 de Outubro de 2017

    Encontro de Comunicação (Acompanhamento) com Os Geraldos 

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    04 de Novembro de 2017

    Encontro de Produção Cultural (Acompanhamento) com Os Geraldos

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

    11 de Novembro de 2017

    Seminário de Encerramento

    Local: Centro Cultural de Tatuí

    Carga Horária: 06 horas por encontro (10h às 13h e das 14h às 17h)

     

 

  • Imersões Artísticas

 

  • Oficinas

    Em breve.

 

  • Espetáculos

     

    13 de Maio de 2017

    Espetáculo “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”

    Grupo: 0s Geraldos

    Direção: Roberto Mallet

    Local: CÉU das Artes Tatuí

    20:00 h

     

    30 de Junho de 2017

    Espetáculo “O Caixeiro da Taverna”  (com grupo convidado Anankê)

    Local: CÉU das Artes Tatuí

    20:00 h

     

    20 de agosto de 2017 (Data a definir)

    Pré- Estréia do Espetáculo Infantil “As Estrelas do Céu”

    Grupo: Os Geraldos.

    Direção: Ricardo Harada

    Local: Teatro Procópio Ferreira

    16:00 h

     

    20 de Agosto de 2017

    Espetáculo “O Drama e Outros Contos de Anton Tchekhov”

    Grupo: Os Geraldos

    Direção: Os Geraldos

    Local: Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí

    19h30 

     

    26 de Outubro de 2017

    Espetáculo Números

    Grupo: Os Geraldos

    Direção: Roberto Mallet

    Local: Teatro Procópio Ferreira (Abertura da Mostra Téspis)

    20h30