logo


No último mês de agosto, realizamos o projeto Aos Arautos da Arte em Piracicaba, com o patrocínio da Oji Papéis, por meio da Lei Rouanet, e o apoio do restaurante Toque Brasileiro. O homenageado pelo projeto foi o curureiro Nhô Serra, importante figura no cenário cultural da região de Piracicaba.

Foram duas apresentações do espetáculo “O Último Sarau – uma peça de corpo presente”, duas mesas de bate-papo sobre Nhô Serra e duas oficinas de música para idosos, além de distribuição de livretos e CDs de poesia. Quem recebeu estes eventos foram o Lar Betel e o Lar dos Velhinhos, sendo um evento de cada em cada instituição. Foram 185 pessoas atingidas diretamente pelas ações.

A atriz do grupo Jaqueline Dalio, relatou a alegria e satisfação que este projeto traz a cada um de nós d’Os Geraldos:

“Neste mês de agosto fomos presenteados com 4 encontros que, como diria Atílio (personagem do espetáculo), ficarão guardados para sempre no baú da memória dos Geraldos.

Acontecimentos como estes nos recarregam as baterias, nos dão forças para lutar, resistir e insistir em trabalhar com teatro.

Foram encontros verdadeiros, à moda antiga, olhos nos olhos. Almas compartilhando lembranças e referencias sem intermédio de mídia alguma.

Durante as 2 apresentações do “Sarau”, nós atores encontrávamos, como estrelas cintilantes, os olhos cúmplices e atentos daqueles senhores e senhoras, que muitas vezes balbuciavam  baixinho, junto conosco, as músicas e poemas.

Diferente do homem moderno, eles têm uma maneira muito natural de lidar com a morte e a presença de Amadeu (o boneco defunto) foi encarada com muita tranquilidade.

Em uma das oficinas fomos honrados com a presença de uma poetiza que nos recitou alguns de seus versos.

Nhô Serra, o artista homenageado pelo projeto, era figura conhecida entre todos: vizinho de um, parente de outro. Nós que fomos contar é que acabamos ouvindo relatos desta personalidade piracicabana, o grande cururueiro.

Entre risos, livretos de poesia, causos e abraços agradecidos, fechamos uma das oficinas no clima saudoso de bailinho.

Quem diria que nestes tempos de seca, o rio de Piracicaba jogaria água pra fora? Foram as lágrimas de alegria e gratidão da família Geralda por poder partilhar e celebrar com os anciãos uma cultura em extinção. Resgatamos do mar do esquecimento muito mais do que os poemas e versos do espetáculo, revivemos algo raro e precioso: o encontro verdadeiro, sem o qual o teatro é vazio de sentido.”

Apresentação do Sarau no Lar dos Velhinhos, dia 15/08/17

Apresentação do Sarau no Lar dos Velhinhos – 15/08/17

Apresentação do Sarau no Lar dos Velhinhos, dia 15/08/17

Apresentação do Sarau no Lar dos Velhinhos – 15/08/17

Oficina e mesa de bate-papo em Lar dos Velhinhos - 17/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo no Lar dos Velhinhos – 17/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo em Lar dos Velhinhos - 17/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo no Lar dos Velhinhos – 17/08/2017

Apresentação do Sarau no Lar Betel - 24/08/2017

Apresentação do Sarau no Lar Betel – 24/08/2017

IMG_9864

Apresentação do Sarau no Lar Betel – 24/08/2017

 

Oficina e mesa de bate-papo no Lar Betel - 30/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo no Lar Betel – 30/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo no Lar Betel - 30/08/2017

Oficina e mesa de bate-papo no Lar Betel – 30/08/2017

Além das atividades, tivemos a participação de funcionários voluntários da Oji Papéis, que fizeram a entrega de mais de uma tonelada de mantimentos no Lar dos Velhinhos! A arrecadação desses mantimentos foi feita entre os próprios funcionários da Oji.

Agradecemos imensamente a todos que tornaram este projeto possível,  ao Lar dos Velhinhos e Lar Betel pela recepção calorosa; ao nosso apoiador, o restaurante Toque Brasileiro e ao patrocinador do projeto, a Oji Papéis.

Logotipo_oji_papeis_especiais

WhatsApp Image 2017-08-30 at 14.51.37

 

barralogosArautos-Pira

 

Deixe um comentário

*

captcha *